segunda-feira, 1 de março de 2010

História Contemporânea de Portugal

É...mais uma aula de HCP. E mais um leve desaforo:

Hoje de manhã, a professora de HCP deu uma aula sobre a mudança da Corte Portuguesa para o Brasil - toda aquela história das invasões francesas em Portugal e da "fuga", por assim dizer, da coroa para não perder o poder.

Eis que, no meio da conversa, a "querida" professora Paula* nos pergunta: "Há algum brasileiro nesta sala?". Timidamente, levanto a mão. Nesta aula, somos duas - eu e, por coincidência, uma menina também de Maceió (como diria um querido amigo: no mundo, existem 200 pessoas, o resto é figurante).

Toda esta história para contar o comentário final da Professora: "é por causa da ida do D. João ao Brasil que vocês hoje estão nesta sala". Será??????

Algum tempo atrás, talvez, até seria um motivo - buscar antepassados, vivenciar a cultura daqueles que nos descobriram para a europa. Mas hoje não.

Confesso que não imaginava morar no Porto nem por um dia dos meus 22 anos de vida. Nem nos momentos de rebeldia, onde sair de casa era a coisa mais atraente do mundo. Portugal nunca foi a minha primeira escolha. Mas cá estou. Descobrindo coisas novas e fascinantes de um país que é do tamanho de Pernambuco. Fascinantes.

E tudo isso graças à um mocinho que eu conheci há precisos sete anos, que virou a minha cabeça e quase me matou de saudade.

=)




*Nome fictício para garantir meu diploma no final do curso, uma vez que a referida professora é realmente um caso à parte.

Um comentário:

  1. O mundo todo é meio vidrado nos seus respectivos umbigos, né?
    É normal. Infelizmente.

    ResponderExcluir